sábado, 6 de abril de 2013

[Internacional] Estreante na política lidera corrida eleitoral à presidência do Paraguai

Cartes pode ser o próximo presidente
O político estreante Horacio Cartes lidera a disputa eleitoral pela Presidência do Paraguai, marcada para 21 de abril, quando ele pretende levar o Partido Colorado de volta ao poder depois de quatro anos, mostrou uma pesquisa de opinião nesta sexta-feira (5).

Cartes, um milionário de 56 anos, aparece com 37,6% de apoio contra 31,7% do advogado de 50 anos Efrain Alegre, do Partido Liberal, segundo levantamento feito junto a 1.846 eleitores pela First Analysis and Research. O Partido Liberal, de centro-direita, assumiu a presidência em junho, quando o Congresso aprovou o impeachment do presidente de esquerda Fernando Lugo, ex-bispo católico.


As plataformas de Cartes e Alegre são semelhantes. Os dois principais candidatos oferecem políticas favoráveis ao mercado e apoiam o uso de sementes de soja geneticamente modificadas para promover o essencial setor agrícola do Paraguai.

Um dos países mais pobres da América do Sul, o Paraguai é o quarto maior exportador mundial de soja. Foi governado pelo Partido Colorado durante seis décadas, até Lugo assumir o poder em 2008.

Em terceiro lugar com 10,9% de apoio dos eleitores está o apresentador de TV Mario Ferreiro, que lidera a coalizão Avanza Pais, de partidos de esquerda.

A pesquisa tem uma margem de erro de 2,9% e foi publicada na sexta-feira no jornal ABC Color.

Fonte: Portal G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário